Bitcoin Fica de Lado com Fed e a espera de sinais de Powell

O Bitcoin permanece estável enquanto o mercado aguarda os sinais do Fed e de Powell. Descubra como as criptomoedas estão reagindo a essas expectativas e o impacto nas finanças.

NOTÍCIAS

1/30/20251 min read

gold round coin on black surface
gold round coin on black surface
Juros Americanos impactam diretamente sobre o preço das criptomoedas, pressionando o preço para baixo em suas altas.

No final da tarde desta quarta-feira (29), o bitcoin operava próximo à estabilidade após o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, confirmar a manutenção das taxas de juros, em linha com as expectativas do mercado. Os investidores agora aguardam declarações do presidente da instituição, Jerome Powell, que podem trazer sinais sobre os próximos passos da política monetária no país.

As taxas de juros têm um impacto direto no mercado de criptomoedas, já que juros elevados tendem a pressionar os preços para baixo. Caso Jerome Powell sinalize a manutenção de taxas altas por um período prolongado, as criptos podem enfrentar novas perdas, pois investidores geralmente migram para ativos mais seguros, como títulos públicos, que oferecem retornos mais previsíveis.

A plataforma de inteligência em criptoativos Santiment avalia que janeiro tem sido um período de grande volatilidade. O apoio de Donald Trump ao setor, incluindo promessas de tornar os Estados Unidos uma referência em tecnologia blockchain e a criação de uma reserva nacional de bitcoin, ajudou a impulsionar a confiança no mercado.

"Grande parte das valorizações observadas desde 5 de novembro é amplamente atribuída à eleição oficial de Trump", aponta a análise da Santiment. No entanto, investidores seguem atentos ao cumprimento da promessa do republicano de estabelecer uma reserva estratégica de criptomoedas, que ainda não se concretizou.

Enquanto isso, a Coinbase anunciou a inclusão de quatro novos membros em seu conselho global. Entre eles estão o ex-presidente do Fed de Nova York, Bill Dudley, o co-coordenador da campanha de reeleição de Trump em 2024, Chris LaCivita, e a ex-senadora americana Kyrsten Sinema. Segundo a empresa, a entrada desses líderes tem o objetivo de fortalecer a defesa do setor de criptomoedas "em todos os níveis".